quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Prevenção ao Câncer da Pele 2007

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, por intermédio da articulação nacional de cerca de 1.500 dermatologistas, realizou em 24 de novembro de 2007, a nona edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
..
A divulgação pela mídia estimulou para que comparecesse ao exame preventivo, principalmente, quem apresentasse alguma das características de risco para câncer da pele e/ou sinais clínicos suspeitos. Portanto, esse exame preventivo teve caráter mais marcante de prevenção secundária (diagnóstico precoce). Tendo em vista essa consideração inicial, é possível entender que qualquer análise ou comentário dos dados resultantes da consolidação das planilhas não representa um estudo populacional, e esse viés deve ser levado em consideração.
..
Outro ponto importante prende-se ao fato de que a maioria dos locais de atendimento recebeu pacientes do tipo assistencial, o que naturalmente não representa amostra homogênea da população brasileira.
..
É possível que outras particularidades possam influenciar os resultados obtidos, como, por exemplo, ter estimulado para comparecerem ao exame preventivo pacientes que já tiveram câncer da pele e que estão em seguimento no próprio hospital.
..
Em todo o Brasil foram atendidas 31.429 pessoas. O primeiro detalhe, foi a presença maciça das mulheres: 62,5% para apenas 37,5% de homens. Isso reforça a tese de que o sexo feminino é mais cuidadoso com a saúde do que o masculino.
.
A exposição ao sol, sem proteção, foi referida por 67,7% dos examinados. Entretanto, antes de considerar que o dado aponta descaso generalizado do uso da proteção solar, é necessário entender que a pergunta foi feita, na maioria das vezes, considerando-se apenas a prática do uso de filtro solar. O custo elevado do produto pode perfeitamente justificar o percentual, já que a maioria dos entrevistados pertencia à população de baixo poder aquisitivo. Essa pode ser uma lição importante na luta contra o câncer da pele, pois a proteção solar não se resume ao filtro, e, portanto, devemos divulgar as informações quanto às demais formas de proteção, como uso de chapéu e camiseta. Além disso, a SBD deve concentrar seus esforços no sentido de disponibilizar o filtro solar para a população de risco.
.
Alguns resultados mostram que o estímulo para que comparecessem ao exame preventivo, pessoas com características de risco e/ou sinais suspeitos de câncer da pele funcionou bem:
- 8,1% delas tinham história de câncer da pele;
- 16,6% relataram familiares afetados com câncer da pele;
- 10% dos pacientes examinados estavam com algum tipo de câncer da pele.
.
Esses números, entretanto, não significam que a população brasileira em geral tenha essa incidência de câncer da pele; evidenciam antes o resultado de uma motivação bem dirigida à população de risco.
.
Aspecto interessante foi que, apesar de as mulheres terem comparecido em maior número (62,5%), foram os homens que mais receberam o diagnóstico de câncer da pele (13,1% para 8,1% das mulheres). É possível que os homens tenham assimilado melhor o estímulo para o diagnóstico precoce, e as mulheres tanto para a prevenção primária como secundária.
.
A divulgação gratuita da campanha pela mídia é sempre conseguida com bastante facilidade. O esforço concentrado na semana marcada para o exame preventivo tem-se mostrado bastante produtivo. Muitas vezes, a ação da televisão, no dia da campanha, é fundamental.
.
Além disso, filipetas distribuídas durante uma semana dentro de vários hospitais colaboraram com 14,5% da presença do público.
.
A distribuição gratuita de bonés, camisetas ou mesmo filtro solar em muitos locais de atendimento provocou uma corrida de pessoas desmotivadas para o exame preventivo e que na maioria das vezes não pertenciam ao grupo de risco. Esse ponto necessita de avaliação.
.
A média de idade dos pacientes diagnosticados com câncer da pele não melanoma aproximou-se dos 70 anos. Isso mostra que a longevidade, fenômeno mundial, traz, cada vez mais, um contingente de pessoas mais propícias para desenvolver o câncer da pele, o que talvez justifique aumento universal do câncer da pele não melanoma, apesar de todos os esforços das campanhas de saúde pública. Caso isso não se comprove de fato, pelo menos temos a certeza de que a avaliação da pele do idoso deve ser uma das prioridades no exame físico pelo médico de atenção primária. Esse será um dos focos do Programa de Controle do Câncer da Pele para este ano.
.
Em relação ao melanoma, na campanha foram diagnosticados 201 casos, cerca de 5% da estimativa anual brasileira (Inca). A prevenção secundária (diagnóstico precoce) também será um foco do Programa neste ano, pois, isso representa uma luta eficiente e de efeito imediato sobre a mortalidade do melanoma. Também, chamaremos atenção para a região plantar do idoso, já que vários casos de melanoma acrolentiginoso foram aí diagnosticados durante a campanha.
.
A avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo, pois, sua interpretação fornece subsídios para o conhecimento epidemiológico do câncer da pele no Brasil, bem como instrumentação para novas ações preventivas.
.
Com a campanha, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza ação que, além do aspecto social, valoriza de fato a figura do dermatologista.
(fonte: site da SBD, por Marcus Maia, Lúcio Bakos e Selma Cernea)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Na luta contra o preconceito ...

O que é psoríase? É uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões eritematosas (róseas ou avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as lesões podem estar localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, as lesões se espalham por toda a pele. Frequentemente há acometimento das unhas. Embora seja pouco freqüente, existem casos em que as articulações também podem ser afetadas causando a artrite psoriásica. A psoríase causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes que, muitas vezes, se sentem rejeitados ou discriminados em seus ambientes sociais e de trabalho.
.
O que causa? Os motivos que causam a psoríase ainda não estão totalmente esclarecidos. As pesquisas científicas demonstram que existe alguém na família com o mesmo problema em 30% dos casos. Alguns fatores podem aumentar ou desencadear a doença, como o estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos.
.
Quem desenvolve a doença? A psoríase é uma doença milenar muito comum. Afeta quase 3% da população, tanto homens quanto mulheres. Normalmente aparece na segunda década da vida. Quando os menores de 15 anos são atingidos é porque, provavelmente, algum dos familiares teve a doença.
.
A psoríase é contagiosa? Não, de modo algum. Não se pega psoríase de ninguém e não existe nenhum motivo para os pacientes evitarem contato físico com outras pessoas ou vice-versa.
.
Como é feito o diagnóstico? Pelo simples exame clínico do dermatologista, que é o médico mais indicado para tratar da pele, cabelos e unhas. A psoríase não causa manifestação nos órgãos internos, por isso, os exames de laboratórios têm pouca utilidade. Além do "olho clínico", o único recurso que pode confirmar o diagnóstico é a biópsia da pele: um exame simples, feito no consultório ou ambulatório, em que o médico tira um pedacinho da pele para análise.
.
Tratamento: São várias as formas de tratamento, portanto cabe ao dermatologista avaliar a melhor indicação. Nas formas leves, são prescritos medicamentos tópicos sob a forma de pomada, loções, xampus ou géis. Nas formas mais avançadas, além de duas ou três sessões de fototerapia por semana, podem ser indicados medicamentos de uso interno via oral ou injetável, dependendo do caso. É fundamental usar diariamente hidratantes ou substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas. (fonte: http://www.sbd.org.br/publico/psoriase/)

domingo, 14 de setembro de 2008

Clínica Claudia de Castro apoia e incentiva o bem-estar!

Nesse proxímo dia 20 de Setembro, ocorrerá o 'Passeio Ciclistico RioSport Center'.
Evento promovido pela RioSport Center Recreio e apoiado pela Clinica Dermatológica Claudia de Castro, para seu alunos.
.
Não Perca! Participe você também dessa aventura! O Passeio Ciclistico promete muita aventura, diversão e bem-estar. Informações para inscrições no SAC da RioSport Center.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Como melhorar as manchas da pele?

Em um pais tropical o momento ideal para o tratamento das manchas da pele é quando a temperatura fica mais amena e os dias ensolaradas menos frequentes. Como a ausência do sol forte, torna-se mais fácil tratar várias imperfeições da pele como rugas e manchas.
...
Qual o tipo mais comum de mancha da pele? O melasma é a mais comum, e a que mais incomoda as mulheres. É caracterizado por manchas escuras, acastanhadas, de intensidade variável, localizadas na testa, bochechas e região dos lábios. É popularmente conhecido como "máscara gravídica", pois geralmente aparece durante ou após a gravidez. O importante é que esta mancha pode ser tratada com ótimo resultados!
..
O que pode causá-la? A exposição solar é a principal causa. Mulheres morenas, que vivem em regiões quentes e ensolaradas são as mais propensas a desenvolvê-las. Os homens podem ser acometidos, porém com freqüencia bem menos. A gravidez, o período pré-menstrual, uso de anticoncepcionais e terapia hormonal, são fatores que contribuem para seu aparecimento.
..
Qual a importância da fotoproteção?O melasma piora com a exposição solar, portanto para o sucesso e manutenção dos resultados obtidos com o tratamento, é fundamental a adoção de medidas de proteção, como o uso diário de filtros solares com alto fator de proteção para radiações UVA e UVB.
..
Quais são os tratamentos para o melasma?A melhora ou desaparecimento do melasma, pode ser obtido por tratamentos adequados. Os cremes despigmentantes são muito utilizados. Suas formulações contêm substâncias clareadoras, isoladas ou combinadas, que promovem resultados eficazes, porém de forma progressiva. Os peelings, quando associados ao tratamento despigmentante, aceleram e/ou aumentam sua resposta. Porém eles só devem ser realizados sob supervisão médica..

O que é? E o que faz um peeling químico? Eles ajudam no clareamento do melasma? Os peelings são conhecidos desde a Antiguidade, quando Cleópatra banhava-se com leite azedo (ácido lático) para obter uma pele limpa, acetinada e clara. É um procedimento médico que utiliza diversos tipos de substâncias químicas para a renovação e clareamento da pele, além de melhorar rugas finas e cicatrizes superficiais. Portanto, eles podem ajudar no tratamento do melasma....

Como é feito o peeling químico? O peeling químico é geralmente realizado no consultório médico. Dependendo do tipo de peeling, uma ou várias aplicações podem ser indicadas. Os peelings superficiais não são dolorosos, podendo causar somente um leve ardor e vermelhidão durante a aplicação. Não necessitam de afastamento das atividades de trabalho....

São necessários cuidados especiais antes de um peeling químico? Para que este procedimento seja mais eficiente, seu médico poderá indicar um preparo prévio da pele. Este preparo consiste no uso de cremes despigmentantes 1 a 2 semanas antes da realização do peeling...

O que acontece com a pele após o peeling? O peeling desencadeia algumas reações temporárias na pele, como: ressecamento, vermelhidão, descamação e escurecimento passageiro. Muitas vezes, pode-se ter uma impressão de que a pele está pior! Porém , aguarde! Estes sinais são passageiros. Se você tomar todos os cuidados necessários, em aproximadamente 15 dias sua pele estará renovada!...

Quais os cuidados especiais após o peeling? Após o peeling sua pele poderá estar livre das manchas ou com elas mais claras. Porém sua pele estará mais sensível! Nesta fase, é importante manter o tratamento despigmentante prescrito por seu médico e evitar exposição solar por pelo menos 3 meses. O creme despigmentante complementará os resultados obtidos com o peeling químico. As lâmpadas de bronzeamento artificial são proibidas....

E para os cremes despigmentantes? Existe algum cuidado especial a ser tomado? Durante o tratamento clareador a pele poderá, ficar mais sensível, avermelhada e com leve descamação. Portanto, produtos que provoquem ressecamento ou irritação da pele como adstringentes, cosméticos com álcool, produtos para permanente dos cabelos devem ser evitados durante o uso dos cremes despigmentantes. Procure a orientação de seu médico quando aos produtos que você poderá utilizar durante o tratamento...

Quais os resultados finais do tratamento? Os resultados dependem pricipalmente do tipo (superficial ou profundo), do tamanho, e do tempo que você apresenta as manchas. Manchas mais antigas e melasmas mais profundos podem necessitar de tratamentos mais profundos podem necessitar de tratamentos mais longos e terapias mais agressivas. Por isso, o acompanhamento de seu médico é essencial para a avaliação dos resultados. Porém, sinais de melhora podem ser observados já na segunda semana de tratamento com os cremes despigmentantes. (Fonte: texto do folheto de informação do TheraSkin)

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Espaço para perguntas!

Deixe aqui sua pergunta para a Dra. Claudia de Castro. Ela terá muito prazer em respondê-la!

sábado, 26 de julho de 2008

Muita água para uma pele bonita e saudável!!!

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Para uma pele bonita e saudável, os dermatologistas recomendam beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Se a pele estiver ressecada, é sinal que o corpo pede água. Mas outros fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, como por exemplo: vento, poeira, sol em excesso, calor ou ar seco.
;
Assim, além de beber bastante água, para evitar o ressecamento da pele é preciso usar pouco sabonete, evitar água muito quente e usar cremes hidratantes adequados.

Consulte a dermatologista Dra. Claudia de Castro e ela poderá indicar o melhor para a saúde da sua pele.

Fatores relacionados ao envelhecimento da pele

Radiação solar
A radiação solar atua na pele causando desde queimaduras até foto envelhecimento e aparecimento dos cânceres de pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como as manchas, pintas e sardas. A pele envelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer e lesões pré-cancerosas.
...
Cigarro
Pessoas fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sangüíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes...

Álcool
O consumo de álcool influi no metabolismo. Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, consumido moderadamente, que contém flavonóides, que têm ação antioxidante...

Movimentos musculares
O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos da face aprofunda as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos. Já a atividade muscular é importante para o organismo como um todo, tornando a pessoa mais disposta, melhorando seu físico e também a sua saúde...

Radicais livres
São uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida..

Bronzeamento Artificial
A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e formação de câncer de pele.,,

Envelhecimento e Alimentção
Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Assim como a ingestão de líquidos é importante para a saúde geral e também para a hidratação do organismo, a dieta é importante para manter a pele saudável. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. São eles: água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, etc. Enfim, toda a gama de alimentos que contenham as vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres, que aceleram o processo do envelhecimento....

Tratamento do Envelhecimento
Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com filtro solar! Como regra “básica” devemos preferir os filtros com FPS 15 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB. Outros tratamentos podem ser indicados pelo dermatologista, como técnicas de preenchimento, cirurgias e a aplicação de medicamentos.
...
Entre em contato com a dermatologista Dra. Claudia de Castro. Ela poderá indicar e prescrever o melhor tratamento para o seu caso. (fonte site da SBD)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Pele Negra

A pele negra tem uma grande capacidade de proteção natural, já que contém mais melanina. No entanto, também está sujeita a uma incidência maior de manchas. Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas.
...
Além disso, as peles negras contêm maior número de glândulas sudoríparas, que causam a transpiração, e são, geralmente, mais oleosas que as peles brancas - sendo mais propensas à foliculites (pequenas lesões inflamadas nos poros) e acne. A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e para preservar a hidratação interna.
...
As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois geralmente têm mais tonicidade e massa muscular, mas devem tomar cuidado com as estrias, pois sua pele tem uma trama mais fechada que se rompe com mais facilidade. Assim, as mulheres negras têm que evitar engordar e emagrecer rapidamente e redobrar a atenção na gravidez. (fonte site da SBD www.sbd.org.br)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem: a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele...

...
Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.
....
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas na quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão). É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
...
Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15. (fonte: site da SBD -www.sbd.org.br)

A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou um espaço educativo para as crianças

..
Visite o www.sbd.org.br/publico/guigo.aspx para conhecer as aventuras e descobertas de Guigo.
...
Ele é um menino muito esperto que gostava de brincar ao sol. Mas um dia abusou e acabou se queimando, e assim teve de aprender muitas coisas para que isso não acontecesse mais.
...
Visite o site para seu filho(a) e aprenda com muita diversão.

Drenagem Linfática

...
É uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.
...
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
...
A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.
...
A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem. De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.
...
É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.
(fonte: www.brasilescola.com)

Saiba o que é Carboxiterapia

...
É uma técnica nova, simples e comprovada utilizada para o tratamento da flacidez cutânea, celulite e estrias através do aumento da perfusão sanguínea e do metabolismo local. É um tratamento rápido, confortável e efetivo.
...
Como a Carboxiterapia é realizada? A Carboxiterapia é um método não cirurgico onde o Dioxido de Carbono (CO2) é infiltrado no tecido sub-cutâneo através de uma agulha fina. A partir do ponto de injeção o CO2 se difunde rapidamente para as áreas adjacentes.
...
Quais são as indicações do uso da Carboxiterapia?
A Carboxiterapia é atualmente utilizada para o tratamento da celulite, da flacidez cutânea, das adiposidades localizadas, de estrias e de cicatrizes inestéticas, além de ser um tratamento complementar à lipoaspiração.
...
Qual o mecanismo de ação do Dioxido de Carbono? O Dioxido de Carbono funciona de duas maneiras complementares. Primeiro, simplesmente o Dioxido de Carbono destrói mecanicamente a célula de gordura. Segundo, ele possui um grande efeito vasodilatador nos capilares locais. Uma maior circulaçao sanguínea significa maior fluxo de oxigênio. O aumento do oxigênio é importante pois elimina a formação de fluidos entre as células. O resultado é um menor número de células gordurosas e um subcutâneo mais firme. Quando aplicado em camada mais superficial estimula a síntese de elastina e de colágeno contribuindo para a retração da pele que passará a ter melhor qualidade estética.
...
O tratamento é doloroso? Não. O procedimento é realizado com uma agulha muito fina como a de insulina. Alguns pacientes relatam a sensação de ardor na área que está sendo tratada com a duração de poucos segundos. Como resultado do aumento da circulação sanguínea os pacientes podem ter a sensação de aumento da temperatura local durante 10 a 20 minutos após a sessão.
...
Quantas sessões são necessárias? Em média, entre 10 e 15 sessões são necessárias para eliminar a celulite dependendo do seu grau e extensão. As sessões devem ser realizadas de 2 a 3 vezes por semana.
...
Como posso iniciar o tratamento? Dra. Claudia de Castro e seu staff discutirão com prazer essa técnica com você. Por favor, ligue-nos para (21) 2490-3565 e marque sua consulta.

Algumas informações importantes sobre o tratamento com Sculptra:

(primeira linha - antes do tratamento segunda linha - depois do tratamento com Sculptra)

  • Indicado para correção de rugas, sulcos e vincos da face;
  • Restaura volume e contorno facil;
  • Ativa a produção de colágeno;
  • Duração de até 2 anos; e
  • Totalmente biorreabsorvível
.Converse com seu médico sobre Sculptra e surpreenda-se com os resultados.




(

Conheça nosso tratamento com Botox®

...
O Botox®, é a toxina botulínica, que vem sendo utilizada com sucesso para eliminar rugas dinâmicas da testa e da região lateral dos olhos, os “pés de galinha”, e agora está sendo usada também nos cantos da boca, no queixo e até nas mãos.
..
Como age? A toxina botulínica paralisa a musculatura onde é injetada, de forma que o músculo paralisado não consegue enrugar a pele e desta forma não se formam as rugas.
..
Quanto tempo dura aplicação? A duração em média de cada aplicação varia de 4-6 meses, mas isto vai depender da idade da pessoa, tipo de pele e músculo.
..
Esta toxina pode matar? No caso do tratamento de rugas não existe este perigo. A toxina botulínica, pode até matar uma pessoa se ingerida em doses elevadas. Mas como no rosto é injetado em doses muito pequenas até o momento não existe este risco e nunca aconteceu tal fato. Além do mais é usada há 20 anos em neurologia e oftalmologia.
..
O Botox® também é eficaz contra as rugas que se formam nos cantos da boca? Sim. Porém deve ser feito por um dermatologista com boa experiência e com muito cuidado. Após a aplicação o canto da boca levanta dando um ar rejuvenescido e sensual.
..
O queixo é outra área que sofre a ação do tempo. O que pode ser feito para aplacar os sinais característicos do envelhecimento? Depois dos 50 anos, a própria contração do músculo deixa a região marcada, como se fossem furinhos. Colocando algumas gotas de Botox® na musculatura, o queixo fica liso novamente.
...
Em que situação a toxina pode ser injetada nas mãos? É indicado para quem sofre de transpiração excessiva, que pode estar ligada tanto à constituição genética como ser provocada por alterações no estado emocional. Quando se aplica Botox® nas palmas das mãos, a transpiração praticamente cessa. O mesmo é válido para as axilas.
...
Qual a vantagem do Botox®? A vantagem é que ele pode ser feito por quase todas as pessoas independente da idade e sexo. Feito sem anestesia, não necessita internação e centro cirúrgico. Praticamente indolor e com resultados totalmente naturais sem afastar a pessoa do seu trabalho.
...
Como eu posso iniciar o tratamento? Dra. Claudia de Castro e seu staff discutirão com prazer esse procedimento com você. Por favor, ligue-nos para (21) 2490-3565 e marque sua consulta.

Sculptra®

...
Sculptra® (ácido poli-L-lático) é uma substância sintética (origem não-animal) composta por ácido poli-L-láctico. Trata-se de um produto biocompatível (não prejudica o organismo), biorreabsorvível (é inteiramente absorvido pelo organismo) e hipoalergênico (não provoca reações alérgicas). Diversos estudos clínicos têm comprovado a segurança do ácido poli-L-láctico, utilizado há muitos anos e em diferentes áreas da Mediciana.
...
Como age o Sculptra®?
Ao ser injetado na derme profunda (a segunda camada da pele), Sculptra® ativa a produção de colágeno, aumentando a espessura da pele e corrigindo as alterações de contorno do rosto. Ao estimular a produção do colágeno pelo próprio organismo, Sculptra® apresenta resultados evidentes a partir da segunda sessão (geralmente 2 meses após o início das aplicações), que permanecem por até 2 anos.
...
É necessário realizar teste cutâneo antes de aplicar Sculptra®? Não. Nenhum teste cutâneo é necessário previamente ao procedimento.
...
Os resultados de Sculptra® são imediatos? Não. A correção imediata obtida com Sculptra® decorre do edema (inchaço) causado pela administraão do produto, sendo, portanto transitória. Em poucos dias, esse líquido é reabsorvido e o paciente adquire a aparência anterior às aplicações. Aproximadamente a partir do décimo dia de sua administração Sculptra® passa a estimular a formação do novo colágeno, que irá corrigir gradualmenteas alterações de volume e contorno faciais.
...
Quantas sessões são necessárias para alcançar os resultados esperados? O número de sessões, assim como a quantidade de produto aplicada em cada sessão, é uma decisão médica, que leva em consideração particularidades de cada paciente. Em média, são necessárias 2 a 3 sessões de aplicações, com intervalo mínimo de 20 dias entre elas.
...
Qual a duração dos resultados obtidos com Sculptra®? Os resultados duram em média 1,5 a 2 anos. Após esse período, novas aplicações podem ser necessárias para mantê-los.
,,,,
Quais são alguns dos possíveis efeitos adversos observados com Sculptra®? Os efeitos mais comuns são relacionados à aplicação do produto: discreto sangramento, equimoses, dor e vermelhidão local. Todos eles são transitórios, desaparecendo em média de 2 a 6 dias após sua aplicação. Qualquer outra alteração deve ser relatada imediatamente para a equipe médica.
>>>>
Em que situações Sculptra® está contra-indicado? Sculptra® não deve ser usado em pacientes alérgicos a qualquer um de seus componentes; também não deve ser aplicado em pacientes que apresentem infecção ou inflamação cutânea no local da aplicação, gestantes e portadores de doenças auto-imunes.
...
Como eu posso iniciar o tratamento? Dra. Claudia de Castro e seu staff discutirão com prazer esse procedimento com você. Por favor, ligue-nos para (21) 2490 - 3565 e marque uma consulta.

Doenças da Pele

...
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas - ela é uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor formando uma capa especial - como um manto protetor.
..
Conheça a pele
A pele é formada por três camadas, bem unidas entre si. São elas: epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. A epiderme é a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver. A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo.
...
Em seguida vem a derme, a camada do meio da pele. É formada por fibras e por grande quantidade de vasos sangüíneos e terminações nervosas. Essas terminações recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.
...
A hipoderme é a terceira e última camada da pele. Essa camada é formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, depende se a pessoa é gordinha ou magrinha. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.
...
Mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias – muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela! Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.
...
A cor da pele é conferida por um pigmento chamado melanina, que em maior ou menor quantidade determina a variação da pele branca a negra. Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina. Você sabia? Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos. Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina e surgem então os cabelos brancos!
...
1) Acne - cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. Durante a infância esta glândula permanece inibida, pequena e não produz nenhum sebo, razão pela qual as crianças têm pele lisa, homogênea e sem oleosidade. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). ...
Nas moças, a acne é mais freqüente dos 14 aos 17 anos. Nos rapazes, pode chegar um pouco mais tarde, com maior freqüência entre os 16 e 19 anos. Outro consolo: a maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente na segunda década da vida. Mas sempre há exceções: algumas pessoas continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta, até cerca de 35 anos. Elas representam apenas 1% da população masculina e 5% da feminina.
...
A acne aparece com maior freqüência no rosto, peito e dorso, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Se desenvolve em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e cuja mãe tiverem acne, tem maior chance de apresentá-la. No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele acneica. Durante a adolescência a acne pode apresentar graus variados com maior ou menor inflação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões nas costas.
...
Tratamento da acne - a acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas devem ser evitados, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Não se deve também acreditar em soluções milagrosas, pois elas só pioram o quadro. Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista.
>>>
A acne não é um bicho-de-sete-cabeças e, quando tratada a tempo, não evolui para cicatrizes. Ë importante lembrar que o adolescente já passa por várias mudanças, tem uma autocrítica exacerbada e uma pele inflamada e marcada só pode prejudicá-lo do ponto de vista psicológico e social. (fonte - site da Sociedade Brasileira de Dermatologia)